Menu Fechar

Aposentadoria por tempo de contribuição

Se preferir, preencha o formulário

Aposentadoria por tempo de contribuição

aposentadoria por tempo de contribuição é o benefício da Seguridade Social concedido aos trabalhadores com o mínimo de 35 anos de contribuição ao INSS para homens e 30 anos para mulheres.

Quem pode solicitar?

Trabalhadores devidamente registrados na Seguridade Social que comprovem 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres. Há três modalidades distintas para a escolha:

Regra 1: 86/96 progressiva

O trabalhador deve somar sua idade com tempo de contribuição e chegar ao valor mínimo de 86 pontos para mulheres e 96 para homens (para no ano de 2019). O tempo mínimo de pagamento das parcelas ao INSS é 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Regra 2: 30/35 anos de contribuição

Essa regra não necessita da pontuação 86/96 e pede o tempo de contribuição mínimo de 30 anos para mulheres e 35 para homens.

Regra 3: Aposentadoria proporcional

aposentadoria proporcional foi extinta por Emenda em 1998. Quem começou suas contribuições a partir dessa data, não tem direito ao formato. Porém, para os segurados que iniciaram o Sistema Previdenciário antes de 1998, ainda é possível optar por esse benefício, desde que cumpra a idade mínima de 53 anos para homens e 48 para mulheres; 30 anos de contribuição para homens e 25 para mulheres; além do “pedágio”, período adicional de contribuição equivalente a 40% do que faltava até 12/1998 para atingir o tempo mínimo de contribuição.

Pesquise em nosso site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Valor do benefício

Entenda os principais cálculos utilizados para a Renda Mensal Inicial:

Como solicitar?

Para conseguir o benefício, é necessário encaminhar a solicitação ao INSS. Após o comparecimento e a apresentação dos documentos, o pedido é analisado e o segurado recebe a confirmação ou a negação da aposentadoria.

Atendemos em todo território nacional!

Dra. Cátia Cristine