Menu Fechar

Aposentadoria por idade rural

Se preferir, preencha o formulário

Aposentadoria por idade rural

aposentadoria por idade rural é um benefício da Seguridade Social concedido aos segurados especiais. São considerados segurados especiais, os trabalhadores do campo aqueles que vivem em ambientes rurais, como sítios, ranchos e fazendas. Essas pessoas podem ocupar cargos de agricultor, garimpeiro, cortador de cana, pescador, seringueiro, entre outras funções.

Por atuarem comumente em atividades mais desgastantes são favorecidos pela Previdência Social e aposentam 05 anos mais cedo do que os da aposentadoria por idade urbana. Os homens devem ter a idade correspondente a 60 anos e as mulheres 55 anos.

Quem pode solicitar?

Trabalhadores com idade mínima de 60 anos e trabalhadoras com idade igual ou superior a 55 anos.

aposentadoria rural por idade, não se exige contribuição mensal, mas requer a comprovação do efetivo exercício de atividade rural em relação aos meses imediatamente anteriores ao requerimento do benefício, mesmo que de formas descontínua durante período igual ao da carência exigida para a concessão do benefício, ou seja, 180 meses para os segurados filiados a Previdência Social após 24 de julho de 1991.

Caso não seja possível comprovar 15 anos como trabalhador rural, o segurado especial pode solicitar a aposentadoria com a idade mínima urbana e somar os tempos de contribuição das duas modalidades.

Pesquise em nosso site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Valor do benefício

Entenda os principais cálculos utilizados para a Renda Mensal Inicial:

Como solicitar?

Para conseguir o benefício, é necessário encaminhar a solicitação ao INSS. Após o comparecimento e a apresentação dos documentos, o pedido é analisado e o segurado recebe a confirmação ou a negação da aposentadoria.

Atendemos em todo território nacional!

Dra. Cátia Cristine